sexta-feira, 9 de março de 2012

Justificativas carnaval 2012

Hoje foram liberadas pela AECPARS as justificativas dos jurados relativas ao carnaval de 2012, veja abaixo:

Quesito: Bateria
Jurado: Marcos Paranhos
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 9,9
Justificativa: Ala de tamborins no retorno da convenção onde os ritmistas se agachavam, não sustentava o ritmo, com isso se conflitava com as caixas.
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Bom andamento, mostrando um algo a mais na criatividade. Ótima!
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 10
. Justificativa: Bateria criativa e versátil. Excelente !
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 9,9
Justificativa: Na saída do recuo, houve desencontro (descompasso) entre bateria e harmonia musical.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 8,5
Justificativa: Afinação das marcações inexistente. Paradas feitas de maneira equivocada, tomando toda a 2ª do samba e subindo no refrão, quando o certo seria subir na 1ª.A parada deveria ser feita, por exemplo, no refrão “sou Protegido da Princesa Isabel...”, para então subir na 1ª do samba.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 9,9
Justificativa: Os tamborins quando na execução da batida teleco-teco, não obteve a perfeita conjugação dos sons entre os instrumentos. Com isso, embolou o ritmo na chegada ao modulo 1.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Bateria criativa e versátil. Andamento diferenciado. Excelente!

Quesito: Bateria
Jurado: Alexandre Louriçal
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota:10
Justificativa:
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 9,5
Justificativa: Bateria com falta de entrosamento com o surdo de terceira com surdo de segunda marcação
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,7
Justificativa: Bateria ao retornar de sua bossa incorreta com as caixas e surdo de terceira atrapalhando o andamento
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:

Quesito: Bateria
Jurado: Mozart da Lua
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Boa afinação nas marcações diferenciando bem a 1º da 2º, excelente andamento, bem criativa com bossas voltando no tempo, sem comprometer o andamento do samba.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: Muito animada porém, não havia padronização das marcações nas viradas, alguns faziam, outros não, afinação dos surdos de 1º e de 2º muito próximas sem diferenciação, em frente a cabine na bossa final da segunda parte do samba, toda bateria parou e alguns chocalhos sobraram.
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Bom andamento, ritmo seguro, bossas com criatividade e que ajudaram a evolução da escola.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 9,6
Justificativa: Andamento muito acelerado não deixando os instrumentos terem a evolução rítmica necessária para uma boa cadência, surdos de terceiras (3º) cortando sem parar de maneiras diferentes cada um gerando, assim um ritmo confuso.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: Na entrada do refrão do meio a bateria fez uma coreografia que na retomada acontece oscilação rítmica.
Em frente a cabine fizeram uma bossa em que a bateria se divide, devido a distância dos instrumentos em certos momentos aconteceu alguns desencontros rítmicos
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Como sempre exagerando da criatividade e bom gosto em suas convenções, sempre voltando na cadência perfeita.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: No refrão do meio os surdos de 3º faziam um desenho, que em certos momentos causavam inconstância rítmica.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,5
Justificativa: Bateria com boa afinação, os tamborins comprometeram a evolução rítmica todo o tempo, com desenhos sem sincronismo, Os repiniques com excesso de estribilmo, não evoluía junto aos demais instrumentos. As caixas com várias batidas diferentes, não impulsionaram a bateria. A cadência perfeita. Surdos com viradas sem precisão. Ritmo inconstante.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: Chocalhos sem precisão, comprometendo toda a evolução rítmica. Não se escuta o som das caixas de guerra.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Conseguiu imprimir a cadência perfeita para um grande desfile, com todas as voltas de paradinhas certas, nem um pouco atrás, nem um pouco na frente.

Quesito: Harmonia
Jurado: Leandro dos Santos
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota:9,7
Justificativa: As alas 5, 6 e 7 não apresentaram canto, impedindo a perfeita igualdade entre o carro de som e os componentes, no canto da escola. -0,3
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito para o quesito.
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: As alas 15, 17 e 18 não apresentaram canto, impedindo a perfeita igualdade entre o carro de som e dos componentes, no canto da escola. -0,3
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 9,9
Justificativa: A ala 5 não apresentou canto, impedindo a perfeita igualdade entre o carro de som e os componentes, no canto da escola. -0,1
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito para o quesito.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito para o quesito.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito para o quesito.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 9,4
Justificativa: Alas 1, 5, 7, 10, 13 e 14 não apresentaram canto, impedindo a perfeita igualdade do canto entre o carro de som e os componentes da escola. -0,6
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 8,5
Justificativa: No refrão do meio, durante a frase “TUDO FAZ RESPEITAR O AMOR”, foi observado:
O intérprete não conseguiu atingir a nota e perdia o tom; -0,5
Os componentes da escola não conseguiam atingir a nota e perdiam o tom; -0,5
E ainda a ala 9, 2 desfilantes conversando, parados em frente ao módulo 1; -0,2
As alas 4, 8 e outra não identificada no organograma (penúltima – fantasia de ossos) não cantaram impedindo a perfeita igualdade do canto da escola. -0,3
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito para o quesito.

Quesito: Harmonia
Jurado: Raphael Gomes
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota:10
Justificativa: Perfeita igualdade do canto do samba-enredo, pelos componentes da escola em consonância com o puxador e o carro de som de apoio.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Perfeita igualdade do canto do samba, pelos seus componentes em consonância com o puxador e o carro de apoio.
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: A escola foi penalizada pois não apresentou uma perfeita igualdade do canto do intérprete com os componentes da escola na 1º estrofe, linha 5.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: A escola foi penalizada, pois não apresentou uma perfeita tonalidade na segunda estrofe linhas 4, 9 e 10.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Perfeita igualdade e tonalidade do canto do intérprete e o carro de som dos apoiadores com os componentes da escola.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Perfeita igualdade do canto do samba-enredo, pelos componentes da escola em consonância com o intérprete e o carro de som.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: A escola foi penalizada em 0,2 (dois décimos), pois identifiquei um pequeno descompasso entre o intérprete e os componentes do carro de som, com componentes da escola, na saída do recuo, em direção ao 3º módulo comprometendo a harmonia no momento.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: A escola foi penalizada, pois foi notório que a ala 02 e a ala 15, em sua totalidade não cantaram durante todo tempo em que desfilou pelo 3º módulo comprometendo a harmonia no momento.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 9,0
Justificativa: A escola foi penalizada em 0,5 (meio ponto) pois as alas 1, 2, 6, 8, 16 não cantaram em sua totalidade, comprometendo a harmonia e também foi penalizada em 0,5 (meio ponto) pois foi notado discordância de tonalidade de seu intérprete (Paulo César) no refrão do meio.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: A escola atingiu a perfeita igualdade do canto entre seu intérprete, o carro com os apoiadores e os componentes da escola.

Quesito: Harmonia
Jurado: Antonio Carlos Gomes
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: O intérprete oficial e o seu grupo de apoio mantiveram a tonalidade até o final, perfeita igualdade do canto do carro de som com os componentes da escola... A harmonia do samba rica com melodia diferente.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: Em algumas partes do samba a melodia é pesada. Apesar do grupo de apoio do carro de som manter a tonalidade até o final, faltou para o intérprete oficial alegria e criatividade para empolgar os componentes da escola.
1º ala cantou muito pouco
5º ala cantou muito pouco
17º ala cantou muito pouco
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: O intérprete oficial e o grupo de apoio do carro de som mantiveram a tonalidade até o final.
- 6º ala cantou muito pouco
- 12º ala não cantou nada quando a bateria fez a paradinha no box.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: Ocorreu desencontro de voz entre o grupo de apoio do carro de som e o intérprete oficial. Principalmente quando o grupo de apoio parava de cantar no começo da 2º do samba “E a Cidade cresceu” até “ o requinte dos salões” voltando a cantar na parte “a fé clareia” fazendo canto fora do tom
13º ala cantou muito pouco
18º ala cantou muito pouco
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: O intérprete oficial e o grupo de apoio do carro de som mantiveram a tonalidade até o final, contra canto perfeito em algumas partes do samba.
1º ala cantou muito pouco
13º ala cantou muito pouco
17º ala cantou muito pouco
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Perfeita interpretação do puxador oficial com o seu grupo de apoio do carro de som. A escola cantou bem o samba e fez o povo na arquibancada cantar.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Perfeita igualdade do canto do samba pelos componentes da escola com o intérprete oficial e seu grupo de apoio do início até o final.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: Samba com melodia envolvente e fácil, o intérprete cantou muito reto, faltou chamar a responsabilidade e brotar empolgação nos componentes da escola. A escola cantou pouco.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: Faltou harmonia do canto entre os componentes da escola com o intérprete oficial e seu grupo de apoio do carro de som. A escola cantou muito pouco.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Perfeita harmonia no canto dos componentes da escola com o intérprete oficial e seu grupo de apoio de som. Desfile emocionante.

Quesito: Samba Enredo
Jurado: José Mauro Mendes
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota:10
Justificativa:
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 9,5
Justificativa: Samba não apresentou uma boa característica rítmica, não houve bom gosto e riqueza melódica.
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 9,8
Justificativa: Não apresentou bons desenhos melódicos nas últimas frases da 1º e 2º parte quando se aproximava do refrão.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Sem riqueza melódica, prejudicou a beleza e bom gosto nos desenhos musicais.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Sem riqueza melódica e consequentemente fracos desenhos musicais.
Características rítmicas do samba não despertavam os desfilantes.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 9,9
Justificativa: Perdeu um pouco da riqueza melódica e desenho musical, quando sai do refrão do meio, na 2º do samba até chegar na frase “Aplausos ao grande senador”.

Quesito: Samba Enredo
Jurado: Toninho Gentil
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: Em alguns trechos do samba melodia indefinida.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: Desentrosamento em alguns momentos do samba dos versos com desenho melódico.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 9,9
Justificativa: Em alguns trechos do samba a harmonia musical não facilitou o canto dos componentes da escola.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,0
Justificativa: Não mostrou características rítmicas e melódicas de samba enredo.
A harmonia musical não empolgou os componentes a cantar e dançar.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:

Quesito: Samba Enredo
Jurado: Moleque Silveira
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota:9,9
Justificativa: Refrão final sem o entrosamento de seus versos com a melodia.
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: A linha melódica não adequou a beleza poética do samba.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: Harmonia musical sem muita riqueza dificultando o canto e dança de seus componentes.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: Samba sem o entrosamento necessário da letra com a linha melódica.

Quesito: Tema Enredo
Jurado: Enildo do Rosário
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: DEZ
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: DEZ
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 9,9
Justificativa: Algumas fantasias não estavam no contexto do enredo, não esclarecendo a leitura das mesmas. A quarta alegoria tinha poucos elementos que pudessem remeter ao enredo sobre a preservação de nossas águas. 9,9
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: DEZ
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Logo após a 13º Ala do Gugu e na frente da 4º alegoria constava no organograma da escola que ali teria um destaque de chão, que no desfile da agremiação não constava. Ao contrário do que organograma da escola informa no caderno de jurados o estandarte mirim (Futuro Promissor) veio na frente da 17º Ala Futuro Promissor. E o casal de Passistas Juvenil (Futuro) veio atrás da 18º Ala Um véu Estrelas. 9,7
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 9,8
. Justificativa: Entre a 20º Ala: Maria Fumaça e 5º alegoria “Caminho de Pedra” aparece duas alas que não constam no organograma enviado pela escola ao caderno de jurados. 9,8
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: DEZ
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 7,0
Justificativa: Ala 02 Cavaleiros do Apocalipse a peste não descreve o que o figurino pede. O mesmo acontecendo a Ala 05. Carro 2 A visão do Apocalipse não remete aos elementos cenográficos que constam nele, 2º casal de passistas aparece atrás da ala 08 Eden. Carro 3 elementos cenográficos de difícil leitura. Na frente do carro 4 um casal de passistas que não constam no organograma. Ala 10 e 8, alguns componentes com calçados verdes e outros brancos. 7,0
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 8,5
Justificativa: Carro 5 – Magia e Ilusões não entrou na avenida. Componentes da alegoria entraram na avenida comprometendo a narrativa do enredo, pois logo depois da ala 18 Magia todos se misturaram e ficaram sem função. 8,5
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 9,5
Justificativa: Enredo totalmente político com uma narrativa confusa já que a escola não fala em momento algum em que o homenageado está envolvido em polêmicas que muitas vezes não beneficiam o povo brasileiro. 9,5

Quesito: Tema Enredo
Jurado: Felipe Valdez
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota: 9,0
Justificativa: Segundo a "3.Defesa do Enredo" no caderno de jurados a introdução seria fora do tema, o que não ocorreu conforme visto e descrito no próprio caderno do organograma. Mulher de branco diferente à ala de baianas não identificada. A concepção do abre-alas ficou confusa por conta do destaque dado à Carmem Miranda enquanto o tema ocupou a saia da alegoria. Fantasia das alas 4, 5, 7, 8, 10, 11, porta-estandarte - representando a educação, sem nenhum elemento que colaborasse as ideias propostas.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 9,5
Justificativa: Terra de Ibias – pássaros – imagem pouco explorada prejudicando o cerne da narrativa. A Comissão de Frente trouxe apenas 1 pássaro contrariando a proposta “pássaros”. A Ala das Baianas sem o apoio do livro seria indecifrável comprometendo a ideia. A 10º e 12º ala sem muita clareza simbólica/conceitual.
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 8,5
Justificativa: Narrativa confusa em sua apresentação – fecundação – bombeiros – mar. A justificativa do figurino do 1º casal soou forçado quando ratifica a importância da água para “insetos como as borboletas”. No Abre-alas ao invés de cegonhas vieram pombas. Alas 3, 4, 8, 12, 18 e 19 com sérios problemas de concepção. O 4º carro “inspiração para preservar e vencer” provocou o efeito contrário ao proposto – bicas abertas, lixo-poluição...
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 8,0
Justificativa: Os arautos da Comissão usavam lanças ao invés de cornetas acarretando um problema conceitual. A 1º Porta Estandarte (P.E) representando a aurora com cores inadequadas tirando-lhe o significado assim como a segunda PE que não possuía um elemento que remetesse a fé. No carro 2 o choro qualificado como eterno não foi qualificado. Alas 7, 8, 14, 15, 16 e o 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira e o 3º casal de mestre-sala e porta-bandeira com sérios problemas de leitura dificultando a compreensão do enredo.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 8,5
Justificativa: Ficou pouco clara a caracterização das ruínas. A fantasia do 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira não continha nenhum elemento devocional que caracteriza-se a proposta. Alas 8, 11, 12, 15, 17 com sérios problemas de leitura segundo a proposta. Entre as alas 16 e 17 um destaque não identificado no organograma. Ala 18 deslocada defronte ao casal juvenil. A 5º alegoria careceu de elementos que corroborassem a proposta. Destaque de chão “Coração do MERCOSUL” sem elementos plásticos que se adeque a proposta.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 10
. Justificativa: A escola cumpriu integralmente o quesito. Parabéns!
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 8,5
Justificativa: As soluções iconográficas não beneficiaram a compreensão do enredo, tornando o entendimento confuso e por vezes indecifrável sem o apoio do caderno de jurados. O enredo dispersa-se perdendo sua força. A Comissão de frente não conseguiu concretizar sua idéia, as baianas (estrelas) possuíam planetas na saia. Na 1º alegoria – “Nave tripulada pelo bem” usou plumas negras, mesma linguagem cromática da Ala Força do Mal, a Ala de Passistas “Guerreiras Imperiais” não possuía nenhum elemento que corroborasse a idéia, a 3º alegoria “Planeta do bem” não conseguiu expressar seu significado. A Ala Pierrô com sérios problemas de leitura. Embora bem executada a parte plástica, a apresentação da agremiação feriu a capacidade de compreensão do Enredo e o desenvolvimento apresentado na pista... ”Segundo o caderno de jurados, além do roteiro, ou seja, o desenvolvimento das diversas partes que auxiliam na compreensão, no entendimento do tema”.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 8,0
Justificativa: Enredo confuso e com problemas de entendimento nas Alas 4, 8, 10, 11, 13, 14, 15, na 1º porta estandarte (P.E). na 2º PE, no 2º casal de passistas, no 2º casal de mestre-sala e porta-bandeira. O retorno da bateria naquele ponto do desfile prejudicou o desenvolvimento da narrativa. A 2ª, 3ª e 4ª alegoria com execução muito aquém do proposto. Presença de uma ala verde não descrita no organograma na frente da ala seres de luz.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 7,5
Justificativa: A narrativa do enredo ficou muito confusa, não se estabeleceu uma relação clara entre os diferentes setores. Vários segmentos da escola foram previstos no roteiro sem nenhuma descrição do que representassem dentro do enredo – Comissão de Frente, casal de mestre-sala e porta-bandeira 1º, 2º, 3º, porta-estandarte 1º, 2º, e mirins. Alas 4, 5, 7, 9, 11 com problemas de leitura, alegoria 5 ausente. Depois de referida ausência instalou-se uma confusão. Apareceram 4 alas não descritas no roteiro do desfile.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 9,0
Justificativa: O argumento é uma ode ao senador. Enredo desenvolvido como uma propaganda política, sem grande inventividade tal se é que com a mesma estrutura política/narrativa poderia-se homenagear outros políticos, pois o tratamento foi linear limitando-se ao simples relato sem maiores implicações. 1º casal – honestidade, caráter – infância sem elementos que sustentassem a idéia. A 6º ala rompe o fluxo narrativo parecendo deslocada por conta de seu significado. As baianas representavam os votos, contudo possuíam estampas “New York Times”. Ala 11 e 12 com problemas de leitura. A ala 16 quebra a narrativa dos avanços legais promovidos pelo senador.

Quesito: Tema Enredo
Jurado: Luis Carlos Rangel
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota: 9,6
Justificativa: As alas 02 e 07, não materializaram plasticamente a idéia proposta pelo tema.
As alas 02 e 05 tinham soluções plásticas parecidas para significados distintos.
Desta forma, houve prejuízo para o entendimento do conceito proposto pelo tema.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: As Alas 01, 02 e 04 não materializaram em sua narrativa plástico visual a idéia proposta para sua representação, prejudicando o desenvolvimento do argumento.
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 9,5
Justificativa: Tema de difícil apresentação, desenvolvido de forma linear e sem criatividade.
As alas 04, 15, 16, 17 e 19 não materializaram na narrativa plástico visual a idéia proposta pelo argumento, ou seja, não conseguiu realizar a simetria entre a narrativa descrita e plástica
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 9,1
Justificativa: Tema desenvolvido de forma linear, sem ousadia e criatividade.
As alas 01, 04, 05, 06, 07, 14, 15 e 16, dificultaram a compreensão do enredo, pois não fizeram associação entre o tema e o desenvolvimento apresentado na avenida, não realizando sua representatividade em narrativa plástico visual.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 9,0
Justificativa: Enredo sem ousadia e criatividade, simplesmente se dedicou em mostrar linearmente seu argumento. Esta representação empobrece o desenvolvimento da narrativa plástico visual.
As alas 04, 09, 11, 12, 13, 17 e 18 não realizaram em sua narrativa plástica a idéia proposta pelo tema.
Houve ausência do destaque de chão entre as alas 13 e a alegoria 4, e sua presença entre as alas 15 e 17. Ausência da ala 16.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 9,8
. Justificativa: A ala 11 não materializou em sua narrativa plástico visual a idéia proposta pelo argumento, ou seja, não possibilitou a leitura plástica proposta pela narrativa escrita, a Ala Colheita (11) não tinha qualquer instrumento que levasse a este entendimento.
A presença entre a ala 20 e a 5º alegoria, de ala que não constava no organograma.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Roteiro, tema e argumento desenvolvidos de maneira clara, favorecendo a compreensão.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,0
Justificativa: As Alas 04, 05, 06, 08, 12, 14, 15 não materializaram em sua narrativa plástica a idéia proposta pelo argumento para o entendimento do tema.
Houve a inversão da Ala 8 com o 2º casal de passistas que por ter representatividade no enredo, quebrou o desenvolvimento seqüencial das partes.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 8,5
Justificativa: O 1º casal de mestre-sala e porta-bandeira passou pela avenida sem qualquer representatividade plástica descrita no organograma.
As alas 04, 07, 09, 10, 12 e 16 não materializaram a idéia proposta pelo argumento, prejudicando o desenvolvimento da narrativa plástico visual.
A Ala 08 não tinha qualquer relação com o tema proposto. Não basta colocar uma ala fantasiada na avenida e nomea-la.
Houve ausência da 5º alegoria, o que impossibilita o total entendimento do tema, sendo assim, não houve associação entre o tema e o seu desenvolvimento apresentado na avenida.
Presença de 03 alas entre as alas 17 e 18 não descritas no organograma, prejudicando o desenvolvimento seqüencial e impossibilitando a leitura do tema.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Roteiro, tema e argumento desenvolvidos de maneira clara, favorecendo sua compreensão.

Quesito: Fantasia
Jurado: Ângela Cabral
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota:9,4
Justificativa: Não consegui identificar as fantasias das alas
Não condiz com o que está dizendo o enredo.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Ala das Baianas sem a identificação do livro, não consegui entender!
Ala 10 a mesma coisa
Ala 12 também sem identificação.
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 9,5
Justificativa: Alas 15 e 18 componentes sem chapéu
15 – Sem a touca
18 – Sem chapéu
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 9,0
Justificativa: Ala de Passistas com 4 componentes sem chapéu
Ala imigrante (ala 07) componentes sem chapéu
Alas 10 – Componentes sem chapéu e com esplendores despencando
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Tudo muito maravilhoso.
Parabéns
Um show a parte
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 10
. Justificativa: Roupas de muito bom gosto, com muita criatividade e dentro do enredo. Parabéns!!!
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Fantasia com difícil leitura, embora bem realizada.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 9,2
Justificativa: Várias alas incompletas sem chapéu, sem esplendor, sem capuz, sem capa, com calçados de cores diferentes, bustier de cores diferentes e roupas sem definição ao que condiz o enredo.
Alas 01, 10, 15, etc.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 9,5
Justificativa: Componentes sem chapéu, roupas sem definição nenhuma do enredo.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Excelente apresentação da Comissão de Frente. Parabéns

Quesito: Fantasia
Jurado: Kátia Nascimento
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 9,5
Justificativa: Confecção de algumas fantasias sem acabamento adequado.
Baianas sem complementos em desacordo com a plástica visual da fantasia.
Componentes ajustando com as mãos as fantasias junto ao corpo, distorcendo seu visual.
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 9,6
Justificativa: Fantasias com partes incompletas.
Presença de outros elementos que não fazem parte das mesmas.
Componentes ajustando com as mãos as fantasias.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: Fantasias sem acabamento adequado.
Não houve uniformidade de detalhes dentro de algumas alas, soutiens de cores diferentes e variedade de camisas.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,0
Justificativa: - Confecção de fantasias sem acabamento adequado.
Ausência de chapéus e sapatos em várias alas.
Não houve uniformidade nas vestimentas entre modelos e cores, biquínis, soutiens, toper, camisas, camisetas.
Componentes segurando as fantasias para que a mesma não caísse do corpo.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 9,2
Justificativa: - Fantasias incompletas.
Componentes segurando chapéus e utilizando acessórios que não fazem parte das fantasias, bolsas, câmeras...
Alas com componentes sem chapéu, sapatos diferentes.
Fantasias rasgadas.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa:

Quesito: Fantasia
Jurado:Sônia Regina Jacinto
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota:9,9
Justificativa: Fantasias transmitiram o enredo com clareza.
Foi observado uma baiana sem chapéu, daí a penalidade de um décimo
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Fantasias criativas adequadas ao enredo. Distribuição das cores perfeita.
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 9,5
Justificativa: Ausência de adereço na mão de uma baiana.
Ala Seres Aquáticos está trocada com a Ala Salva Vidas e mal elaborada.
Ala Ambientais componente sem chapéu.
OBS: Desconsiderar a troca de Ala Salva Vidas com Seres Aquáticos.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: Fantasias bem elaboradas.
Observado na ala Caixeiro Viajante componente sem parte da fantasia (chapéu)
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Parabéns.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: Fantasias transmitiram o enredo claramente. Porém, observando componente com sandália diferente no primeiro carro abre-alas.
Componente na ala de mulatas com adereço da cabeça caído.
Sapato diferente de componente Ala Brasil.
Por isso minha penalidade de dois décimos
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Fantasias bem elaboradas. Parabéns
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 8,0
Justificativa: Fantasias mal elaboradas.
Ala das Baianas sapatos de cores diferentes, adereço de cabeça quebrado.
Ala Alvorada ausência de adereço de cabeça.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 9,0
Justificativa: Fantasias mal elaboradas.
Ala Natureza com sapatos de adulto em criança.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Parabéns

Quesito: Evolução
Jurado: Amaury Martins
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Cumpriu o quesito.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Na apresentação do 1º casal a Ala Caiganes,avançou deixando espaço (buraco). 12º Ala Caminhos de Viamão e Estancieiros, houve invasão de componentes, vários coordenadores e ninguém consertou; 15º Ala Farrapos componentes sem coesão, sem empolgação. Por isso minha penalidade de 9,7
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota:9,6
Justificativa: Ala 9, Os Peixes invadindo Ala 8 Encontro das águas; Ala 10, Pescadores invadindo ala 08; Ala 15, Esportes Náuticos, invadindo ala 14 Mergulhadores; Ala 16, Água Nossa do dia a dia sem vibrar, sem empolgação. O presidente chegou a entrar no meio da ala e chamou a atenção do diretor que ninguém canta e não dança. Minha penalidade 9,6
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Cumpriu o quesito.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 9,6
Justificativa: Na apresentação do 1º casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, a 7º ala dos Portugueses avançou deixando buraco; No retorno da bateria para o desfile harmonia, resolveu colocar a bateria na frente do casal passista juvenil, depois resolveram colocar a bateria no final deixando destaque de chão criar buraco. Minha penalidade 9,6
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 9,9
. Justificativa: Mais uma vez a escola comete o mesmo erro do ano passado, diretor deixando ala, adentrar outra; Ala 19º Sabores e Delícias entrando na Ala 18º Turismo do Vinho. Por isso minha penalidade 9,9
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Cumpriu o quesito.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 9,3
Justificativa: Ala 01 - 0 Nada sem empolgação; Ala 06 – Adentrando Ala 05 Cavaleiros do Apocalipse; Ala 07 Ser de Luz e uma ala de fantasia verde (sem descrição no roteiro), embolando; Ala 14 Carnaval Retrocesso; Casal de passistas (com pandeiro, fora do roteiro) adentrando ala 15 Meu Paraíso e Estar “Protegidos” Buraco no final o 4º carro, ficou preso na torre de TV. Por isso minha penalidade 9,3
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 9,6
Justificativa: Ala 06, Taca Fogo, invadiu Ala 09 Cenário em Cor; Ala 14 Chama que não se apaga invadindo Ala 13 Sentimento Contrário. Por isso minha penalidade 9,6.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Cumpriu o quesito.

Quesito: Evolução
Jurado: Arnaldo Lyrio
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Escola dentro do regulamento e cumprindo o mesmo. Quesito Evolução.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 9,9
Justificativa: Faltou coesão e manutenção de espaçamento entre o abre alas e a Comissão de Frente abrindo buraco
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Escola desfilando dentro do regulamento e cumprindo o mesmo. Quesito evolução.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 9,9
Justificativa: Falta coesão e espaçamento entre a bateria e a última ala da escola.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota:10
Justificativa: Escola desfilando dentro do regulamento e cumprindo o mesmo Quesito Evolução.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Escola desfilou dentro do regulamento, e cumprindo mesmo, quesito evolução.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Escola desfilou dentro do regulamento, e cumprindo mesmo, quesito evolução.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,8
Justificativa: Faltou espontaneidade, empolgação e vibração dos desfilantes.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Escola desfilou dentro do regulamento, cumpriu o mesmo, quesito evolução.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Escola desfilou dentro do regulamento, cumpriu o mesmo, quesito evolução.

Quesito: Evolução
Jurado: Edilson Martins
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota:10
Justificativa: Atendeu o descrito no quesito.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota:10
Justificativa: Atendeu o descrito no quesito.
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito no quesito.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: Coesa e fluente, ficou abaixo em vibração com relação as que levaram nota dez.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: Desfile correto mas frio, só faltou mais empolgação.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota:10
. Justificativa: Atendeu o descrito no quesito.
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito no quesito.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: Faltou vibração em algumas alas ao passarem pela cabine nº 1
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 9,5
Justificativa: Buraco entre a ala 12 e o 2º Mestre-Sala e Porta-Bandeira e o carro 4 (.. amor/visão) causando uma grande correria, a partir daí.
As Alas 17 (Bruxarias) e 18 (Magia) entraram na avenida correndo. Provavelmente por causa do carro (5 Magia e Ilusões) que não entrou na avenida. Devido esses problemas da metade final a escola não teve mais empolgação consequentemente prejudicou a evolução.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Atendeu o descrito no quesito.

Quesito: Alegorias
Jurado: Luis Cláudio Porto
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota: 9,5
Justificativa: Abre-alas – Engrenagem à mostra da coroa, faltou capricho e detalhamento da escultura de “Getúlio” – (0,2)
2º Carro – Falha estrutural do “Cristo” (arames a mostra amarrando precariamente a escultura em questão) – (0,1)
3º Carro – Alegoria transmitiu a idéia proposta com clareza e criatividade.
4º Carro – Observando problemas de proporcionalidade nas formas da alegoria, prejudicando a leveza da alegoria – (0,2).
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Abre-alas – Alegoria bem acabada entrosada com as composições que realçam o contraste de cores.
2º Carro – Faltou criatividade em representação dos elementos da defesa da alegoria, carro previsível na sua forma e confecção (0,1)
3º Carro – Alegoria simples que não comprometeu a leitura do enredo.
4º Carro – Entrosamento de cores prejudicou a estética visual da alegoria, contraste de cores mal aplicados (0,2).
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 9,4
Justificativa: Abre-alas – Faltou capricho no acabamento da escultura central (0,1)
2º Carro – Uso excessivo de fitas sem tratamento estético, prejudicou o visual da alegoria
3º Carro – Repetição do uso excessivo de fitas sem tratamento estético, esculturas pequenas que prejudicaram a defesa da alegoria (0,3)
4º Carro – Algumas composições não foram parte complementar da alegoria (0,1)
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 9,0
Justificativa: Abre-alas – Planejamento mal aplicado na parte traseira da alegoria (0,1)
2º Carro – Desleixo na confecção da escultura central, distribuição de cores e formas deficiente, esculturas presentes dificultaram a leitura da alegoria (0,3)
3º Carro – Planejamento mal aplicado em toda a extensão da alegoria, não adequação da alegoria ao enredo (0,4)
4º Carro – Cores e formas mal distribuídas na alegoria (0,2)
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 8,5
Justificativa: Abre-alas – Cores mal distribuídas, alinhamento do destaque central e da escultura central prejudicaram a visualização da alegoria. (0,3)
2º Carro – Excesso de informações na alegoria prejudicando sua leitura, planejamento mal aplicado. (0,3)
3º Carro – Excessivo uso de cores causando poluição visual da alegoria, forração dos queijos deficiente. (0,3)
4º Carro – Planejamento mal aplicado na quase totalidade da alegoria, excesso uso de cores (0,4)
5º Carro – Planejamento mal aplicado (0,2)
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 9,9
. Justificativa: 3º Carro – Uma parte da tela de LCD apagou, elementos não fantasiados atrás da tela, tonéis amassados (0,1)
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Todos os carros: Excelência nas cores e formas, capricho na confecção dos adornos.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 9,1
Justificativa: Abre-alas - falhas no acabamento, cabeça da escultura central amarrada com arame (0,2)
2º Carro – Excesso de informações, poluição visual da alegoria, falhas de acabamento. (0,2)
3º e 4º Carro – Esculturas centrais mal elaboradas, problema de acabamento.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 9,0
Justificativa: Abre-alas – Parte que prende a engrenagem dos símbolos da escola mal resolvida, comprometendo a leveza da alegoria, ferro de sustentação do cavalo a mostra (0,2)
2º Carro – Diversos ferros de sustentação a mostra. (0,2)
3º Carro – Composições não foram parte complementar, alegoria poluída visualmente, excesso no uso de cores. (0,3)
4º Carro – Formas chapadas prejudicando a leveza da alegoria, carro difícil leitura. (0,3)
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Capricho extremo na confecção de suas alegorias, iluminação impecável.

Quesito: Alegorias
Jurado: Eduardo Pinto
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota:9,3
Justificativa: 2º Brasilidade - Escultura do Cristo inclinada para trás e amarrada (-0,5)
3º Ditadura - Duas esculturas de monstros (tirania) e não como na sinopse. (-0,1)
- Faltou flor na ponta do tanque (-0,1)
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 9,6
Justificativa: 2º Igreja Matriz - Sem acabamento na parte inferior – anterior (-0,1)
3º Farol de Itapuã - Projeto de luz desequilibrado (bom na parte inferior e fraco na parte superior). (-0,1)
4º Caminhão de Viamão - Saia da alegoria com tecidos desfiando (-0,1)
- Escada lateral com acabamentos soltos (-0,1)
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 9,7
Justificativa: 1º Águas que criam, nascem e transformam, Esculturas não são cegonhas e sim pombos (-0,1)
- Colunas e escadas mal acabadas, em relação ao todo, que tem boa criatividade. (-0,1)
2º Imensidão azul do reino de Iemanjá - Boa realização (faltou caracterizar as estrelas do mar e as sereias sem proporção composição alegoria. (-0,1)
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota: 9,4
Justificativa: 1º Rio abaixo a onça - A representação das águas, sem criatividade e com material sem boa visualização. (-0,1) - Proporção espacial em desequilíbrio (-0,1)
2º Lágrimas de uma - Realização comprometida (faltou açoites descritos e duas composições brancas (-0,2)
3º Cassino da - Plumas azuis caídas no chão (-0,1)
4º De Passo Fundo - Fraco visual, material e iluminação (-0,1)
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 9,5
Justificativa: 2º As Ruínas - Pouca clareza na representação das ruínas e vilarejos com pouca criatividade. (-0,1)
3º Tradições - Sem clareza a churrasqueira (-0,1) - Fraco acabamento dos queijos e bola na parte traseira (-0,2)
4º Das mãos - Monocromia prata, sem criatividade, prejudicou a representação da arquitetura. (-0,1)
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 10
. Justificativa: Excelente trabalho! Parabéns!!!
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 9,9
Justificativa: 1º Nave Imperiana - Fraco acabamento da nave, sem criatividade e volumetria da nave (-0,1)
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,0
Justificativa: 1º Caos Total - Escultura principal com proporções inadequadas. (- 0,1) - Material utilizado (sacos plásticos pretos), prejudicou a realização (-0,1)
2º A visão do apocalipse - Sem os 4 cavaleiros (-0,2) - 2 componentes da ala Anterios, colocados para tapar o espaço (-0,1)
3º A visão celestial - Esculturas sem proporções (-0,1) - Tecidos pendurados atrás (- 0,1) - Escultura sem dedos na mão esquerda (-0,1)
4º E chega o carnaval - Faltou pierrôs e colombinas (-0,1) - Escultura principal mal confeccionada (-0,1)
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 9,1
Justificativa: 1º Santo guerreiro - Saia traseira faltando um pedaço do acabamento amarelo (-0,1)
3º Natureza em cor - Água com representação mal solucionada (-0,1) - Fogo e ar sem clareza (-0,3)
4º Amor e Visão - Material utilizado e posicionamento não mostrar “O luar encanta os apaixonados” (-0,1) - Desequilíbrio nas cores e fraca criatividade no revestimento dos queijos, chão e saia (-0,3)
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 9,9
Justificativa: 4º Cidadão do mundo - Escultura de máscara lateral esquerda estava quebrada (-0,1)

Quesito: Alegorias
Jurado: Sonia Regina Campos
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota:9,9
Justificativa: Carro 2: Falha no acabamento (Cristo) e ausência das balas citadas no caderno de jurados.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota:10
Justificativa:
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota:9,9
Justificativa: 1º Carro: Máquina de fumaça exposta
2º Carro: Faltou acabamento na mãe negra (arame aparecendo, tecido descolando)
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 10
. Justificativa:
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,8
Justificativa: 1º Carro: Falha no acabamento com molduras de isopor quebrados, arame aparecendo
2º Carro: Faltou acabamento. Não identifiquei os 4 cavaleiros
3º Carro: Muito mal acabado
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa:
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota:10
Justificativa:

Quesito: Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Jurado: Marilene Barbosa
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 01 Nota:9,6
Justificativa: A exibição da dança do casal, deixou a desejar nos giros, meia voltas e torneados, sem contar no tempo de apresentação que foi muito rápido.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 01 Nota: 9,8
Justificativa: A apresentação do casal deixou a desejar, em sua exibição, na seqüência de movimentos coordenados.
Escola: União V. IAPI Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Nota dez, excelente.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Nota dez
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Nota dez
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 01 Nota: 9,9
. Justificativa: O casal não apresentou as meias voltas e os torneados
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: Nota dez
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 01 Nota: 9,7
Justificativa: Na exibição faltou entrosamento no casal.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: nota dez
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 01 Nota: 10
Justificativa: nota dez

Quesito: Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Jurado: Ubiratan Xavier Sacramento
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 02 Nota: 9,7
Justificativa: Apresentação do casal faltando detalhes de complementos das exigências, para fazer jus a nota máxima.
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 02 Nota: 9,6
Justificativa: Pouca criatividade na apresentação do casal. O que fez com que não ... muito. Além de uma rápida apresentação mediante ao jurado.
Escola: União V. IAPI Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Excelente apresentação com rico entrosamento em todos os detalhes. Esbanjando tudo que eles tem de direito para uma nota máxima.
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 02 Nota:9,6
Justificativa: Apresentação muito simples. Na coreografia executada pelo mestre-sala a todo o momento ele segurou o pavilhão da Escola parando os movimentos, dificultando assim mostrar mais suas performances.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 02 Nota: 9,7
Justificativa: Apresentação regular, momentos que o mestre-sala se apresentava somente para seu julgador, esquecendo de cortejar sua porta-bandeira.
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 02 Nota: 9,6
Justificativa: Preocupação do mestre-sala em só se apresentar individualmente sempre voltado de frente para os julgadores, esquecendo totalmente do cortejo de sua “Dama” (PORTA-BANDEIRA), prejudicando o entrosamento do casal
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 02 Nota: 9,7
Justificativa: Casal se apresentando a contento mediante a cabine, mas faltando alguns detalhes para carimbar a nota máxima.
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 02 Nota: 9,6
Justificativa: Apresentação sem muita criatividade e desenvolvimento coreógrafo.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 02 Nota: 9,6
Justificativa: Faltando ajuste o casal fez sua apresentação demonstrando insegurança.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 02 Nota: 10
Justificativa: Sempre no tempo certo entre os dois um sincronismo perfeito em suas desenvolturas, criatividade e um bailado conquistador.

Quesito: Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Jurado: Janaína Mendes
Escola: Imperatriz Dona Leopoldina Módulo: 03 Nota:9,9
Justificativa: O casal fez sua exibição coerente ao do regulamento, porém a porta-bandeira foi prejudicada pelo forte vento na hora de seus giros e meio giros. Entretanto atrapalhou a condução de seu pavilhão, não ficando aberto, passando a preocupação de não deixar enrola-la. “Segurando por quase todo o tempo de sua exibição a ponta da bandeira”...
Escola: Unidos de Vila Isabel Módulo: 03 Nota:10
Justificativa: Bela apresentação!
Escola: União V. IAPI Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Bela apresentação!
Escola: Acad. de Gravataí Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Apresentação perfeita. Como manda o regulamento em todos os aspectos! Parabéns.
Escola: Bambas da Orgia Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Bela apresentação!
Escola: Estado Maior da Restinga Módulo: 03 Nota: 9,8
. Justificativa: Não houve coordenação de giros, atrapalhando o entrosamento do casal e cortejos do mestre-sala a bandeira.
Enfim, faltou integração e mais harmonia na dança
Escola: Império da Zona Norte Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Parabéns
Bela apresentação
Escola: Protegidos da Princesa Isabel Módulo: 03 Nota: 9,7
Justificativa: O casal fez uma apresentação consideravelmente boa. Portanto, a saia da porta-bandeira estava acima do normal, aparecendo suas pernas, tirando a elegância da indumentária e de sua evolução.
Escola: Embaixadores do Ritmo Módulo: 03 Nota: 9,9
Justificativa: Apresentação como esperada “harmoniosa”, porém, considero que a indumentária do casal está mal acabada, perdendo o brilho da exibição.
Escola: Imperadores do Samba Módulo: 03 Nota: 10
Justificativa: Parabéns!

Fonte: Gaúcha no Carnaval

Nenhum comentário: