quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Podia ser pior e foi

As "mudanças" no carnaval de Porto Alegre de que se tinham notícias eram ruins, mas nada é tão ruim que não possa piorar. E piorou muito. Em 2016 além de termos um desfile de Grupo Especial dividido de uma forma bisonha (três escolas na sexta-feira e sete no sábado) não ocorrerá acesso e nem descenso, ou seja as 10 escolas do grupo especial de 2016 serão as mesmas em 2017. Me espanta que as 12 escolas do chamado "Grupão" tenham aceitado esta barbaridade. Será que a bonificação que a melhor colocada deste grupo levará para 2017 (não você não leu errado, a escola que ficar em primeiro lugar levará uma pontuação para a apuração do ano seguinte) justifica a aceitação? Este desenho de um grupo especial fechado sem sobe e desce vem sendo gestado desde a saída das escolas da AECPARS e finalmente se concretizou. Uma vergonha na minha opinião. Se uma escola do grupo especial decidir se apresentar sem fantasias, cantar quatro sambas diferentes durante seu desfile em 2016 nada acontecerá, já está garantida em 2017. Por que as comunidades da escolas do chamado "Grupão" devem se mobilizar em torno de suas entidades para 2016 já que farão um mero desfile de participação?  O carnaval de Porto Alegre passa por um de seus piores momentos de sua história e está na hora, mais do que na hora de o poder público tomar uma posição sobre o tema. Não é possível não existir acesso e descenso, isto faz parte da disputa. Não é possível que o direito de doze comunidades de buscar um lugar no Grupo Especial seja negado. Academia de Samba Praiana campeã em cinco oportunidades do carnaval da capital está contente em permanecer no grupo inferior por mais dois anos, Samba Puro, Império do Sol, Acadêmicos da Orgia (outra campeã) entre outras irão aceitar passivamente esta situação? As pessoas que amam o carnaval de Porto Alegre de verdade tem muitas razões para ignorar o evento em 2016, pois nada que possa ser produzido no modelo anunciado pode ser bom para o futuro da festa. 

3 comentários:

Anônimo disse...

QUE PENA QE O TEMPO PASSA E O NOSSO CARNAVAL NÃO EVOLUI,BOM PARA MIM NÃO E NOVIDADE ,ME ADMIRA A EMISSORA QE TRANSMITE ACEITAR,SEI QE ELA TEM SEUS PROS E CONTRAS ,MAIS DESSA VEZ BATEU O RECORD NEGATIVO E CLARO.PARA NOS SO NOS RESTA ESPERAR QE UM DIA TENHAMOS UM PREFEITO QE GOSTE NÃO SO FALE QE GOSTE E ASSUMA O CARNAVAL ,SEI LA ACHO QE ISSO E MEIO UTOPIA POR ISSO VAMOS SONHANDO...A ISSO QE ESTA ACONTECENDO NO NOSSO CARNAVAL MELHENBROU NAO SEI PORQE AQELA MUSIQINHA QE A TORCIDA CANTA QUANTO O TIME TIRA O PE LEMBRAM,VERGONHA A A VERGOA A A VERGONHA
TIME SEM VERGONHA,,,

Anônimo disse...

Acho que os dirigentes do nosso carnaval devem ter feito um cursinho na cbf
Kkk

Anônimo disse...

Ola,pelo que entendi sábado antes das 7escolas desfilarão 2 tribos mais uma escola convidada,entao pergunto ?
porque as 3 escolas qe desfilarão sexta não desfilao no lugar das 2 tribos mais uma escola convidada,e a rbs que transmita so as sete qe esta combinado?desculpa mais do jeito qe ficou não esta justo com as de sexta…