quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Avaliação do carnaval 2016

O carnaval de 2016 terminou, então vamos avaliar o que passou e projetar o futuro.

*O resultado
Após o fim da apuração que deu a Imperatriz Dona Leopoldina o título de 2016 ocorreu uma reação geral de surpresa, da minha parte também; porém isto não é razão para criação de teorias de conspiração. Vamos lá, a tese do tema carioca se fosse real a campeã de 2015 não seria a Imperadores do Samba e sim a Unidos de Vila Isabel, afinal a escola de Viamão levou para a avenida os 450 anos do Rio de Janeiro; então parece difícil para não dizer impossível acreditar. Se tivesse ocorrido tal complô foi o mais mal feito da história do carnaval, "dar" o título a uma escola no quesito desempate, correndo o risco que o sorteio da ordem de divulgação anulasse o "acerto" e ainda dando uma pontuação igual a vice-campeã; se tivesse ocorrido era mais fácil evitar o empate. Os jurados cariocas estão julgando o carnaval de Porto Alegre desde 2008 (nove anos em 2016), neste período Império da Zona Norte, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Estado Maior da Restinga e Bambas da Orgia já venceram, alguns resultados definidos nos décimos de ponto. Pergunto aos torcedores destas escolas, os títulos delas estão sob suspeita? Se quando vence todo mundo é honesto, por que quando não chega o resultado todo mundo passa a ser corrupto? Vocês tem que escolher uma opção, ou todo mundo é sério ou todos são desonestos, a segunda opção torna os campeonatos das suas escolas "suspeitos também", esta é opção que desejam?

*Campeã merecida
Pelo que escrevi acima entendo que a Imperatriz é a campeã com merecimento. Assim como parece ser o concesso das vitórias da Império do Sol e de Os Comanches. Sobre as tribos carnavalescas, está ficando cada vez maior a diferença entre as duas entidades, se algo não for feito e logo temo pelo desaparecimento de ambas.

*A cobertura do Grupo RBS
Este ano a cobertura do Grupo RBS foi vergonhosa. O desleixo foi tão grande que até erro na data de fundação de Bambas da Orgia fizeram. A não transmissão dos desfiles da sexta-feira embora vergonhosa demonstrou cabalmente que a empresa pensa do carnaval daqui e fato da campeã e vice terem saído da sexta-feira foi uma resposta a altura para o grupo de comunicação. Que para variar fez uma grande cobertura do carnaval do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Vitória e da Conchinchina, pena que o da capital não teve a  mesmo benefício.

*Perguntas para 2017
Para 2017 os problemas de 2016 continuaram no que tange a transmissão, ou será que Bambas da Orgia não terá seu desfile transmitido, afinal como a pior colocada entre as que ficaram na Série Ouro certamente terá que abrir os desfiles ou alguém acha que outra escola aceitará trocar de lugar e não ter seu desfile transmitido?

Será que o Grupo RBS apesar do que fez este ano continuará sendo bajulado pela LIESPA?

*Curiosidade
Se a Fidalgos e Aristocratas não tivesse perdido 4,6 pontos administrativos por atraso na concentração somaria 235 pontos, teria sido a quarta colocada do Grupão e estaria na Série Prata em 2017, pena para escola e seus componentes. Precisa melhorar para 2017.

*Calendário 2017
Sexta-feira - 24 de fevereiro
Sábado - 25 de fevereiro - Série Ouro (Provável)
Domingo - 26 de fevereiro - Série Prata (Provável)
Segunda-feira - 27 de fevereiro
Terça-feira - 28 de fevereiro

Ai teremos que ver se a Série Bronze será na sexta-feira ou na segunda-feira, dependerá claramente da boa vontade da LIESPA com as escolas que compõe, o óbvio seria a segunda-feira, mas nem sempre o bom senso reina junto aos dirigentes do carnaval de Porto Alegre.



2 comentários:

Dorian Bueno disse...

Parabéns as campeas!
O ano começou você vibrou,
Faltava pouco para o carnaval,
Sua linda fantasia preparou,
Para esta festa universal,
Tua bateria ritmada swingou.
A noite sem chuva brilhou,
O povo cantava alegre na arquibancada,
Mas a sua escola não ganhou,
A tua escola estava tao bonita,
Fez seu carnaval e não venceu,
O povo viu e aplaudiu,
Todo o sambódromo sacudiu,
O povo viu e aplaudiu,
Teve jurado que dormiu,
A onde foi que errei ei ei,
Me diga por favor,
Por que não sei,
Na apuração eu chorei,
Estou com o coracao partido.

A voz do povo tem ser quesito.

Abd. Dorian Bueno

Anônimo disse...

O Resumo do nosso carnaval é o seguinte, entregaram tudo para esta liga fazer o que lhe interessa, as escolas aceitam e depois reclamam da rede que transmite, assim como aceitaram o porto seco, sendo assim a culpa é das entidades do nosso grupo especial ficar com 7 entidades isto fará que mais algumas entidades despareçam assim como a maioria das tribos, hoje restam 2 guerreiras,ninguém tem consciencia, não preserva nem valoriza seu passado, não venera o seu chão e sua raiz, é uma tristeza nosso carnaval, optaram por ser uma cópia mal feita do RJ!